COMPETÊNCIAS:
·
Identificação
dos atributos, através de experiências físicas, de diferentes materiais.
CONTEÚDOS:
Ações perceptivas e os atributos dos materiais –
Conhecimento físico
·
Auditivas:
som
- Olfativas e gustativas:
odores e sabores
- Táteis: forma, tamanho,
espessura, textura, peso, consistência e temperatura.
- Visuais: Forma, cor, tamanho e espessura.
HABILIDADES:
- Explora diferentes materiais
(próprio corpo, elementos da natureza, brinquedos, materiais de sucata,
objetos escolares, etc) na descoberta dos atributos de cada um.
- Registra suas descobertas
utilizando os meios de que dispõe (desenho, colagem, etc).
COMPETÊNCIAS:
·
Utilização de critérios próprios para agrupar elementos
de acordo com uma ou mais semelhanças percebidas.
Ordenação dos elementos de uma classe, a partir de uma
ou mais diferenças percebidas.
- Percepção da importância do
número/numeral no cotidiano, identificando sua utilização em diferentes
contextos.
- Utilização da contagem oral
nas brincadeiras e situações cotidianas.
Utilização de diferentes estratégias de registro de
quantificação de elementos de uma coleção.
CONTEÚDOS:
Conhecimento
lógico-matemático
·
Agrupamentos
(classes) semelhante/diferente
·
Ordenações
(séries).
- Conceito de número
(conhecimento lógico-matemático)
- Numeral (conhecimento
social)
- Quantidade (mais/menos)
Associação número/numeral.
HABILIDADES:
- Percebe relações de
semelhança entre diferentes materiais utilizados como recursos.
- Realiza agrupamentos entre
elementos verbalizando os critérios “inventados”.
- Introduz novos elementos às
escolhas já feitas.
- Percebe a relatividade de atributos (maior que, menor que, etc)mais leve que, mais pesado que, dos materiais na invenção de formas de ordená-los.
- Insere um elemento à série já constituída.
- Reconhece os diferentes usos dos numerais na vida cotidiana
- Agrupa e faz a contagem dos elementos de diferentes formas: uso dos dedos, marcas, com objetos (palitos, contas, etc) e utilizando numerais (oralmente).
- Relaciona objetos que se equivalem termo a termo (conservação das quantidades descontínuas).
- Completa pequenas coleções para que fiquem com a mesma quantidade de elementos.
- Identifica o numeral (algarismo) como uma forma de escrever a quantidade.
COMPETÊNCIAS:
- Resolução de situações-problema, utilizando o raciocínio lógico-matemático.
- Organização dos dados através de representações convencionais e não convencionais.
- CONTEÚDOS: Conhecimento lógico-matemático – situações – problema
- Noções de estatísticas
- Tabelas
- Gráficos de barras
- Coleta de dados (votação)
Pesquisas de opinião.
HABILIDADES
- Realiza ações (manuseio de materiais, dramatização, jogo, brincadeira, leitura de livro, etc) que “visualizem” as operações envolvidas e seus resultados.
- Representa com desenhos as estratégias utilizadas para a resolução de uma situação proposta.
- Representa com tabelas e gráficos os resultados dos dados coletados.
- Realiza pesquisa de opinião, fazendo a totalização e percebendo a opinião “vencedor”.
COMPETÊNCIAS:
- Utilização em situações
cotidianas de sistemas de medida criados a partir de estratégias/recursos
não convencionais.
- Percepção das medidas
convencionais (sociais) para pesar, medir comprimentos, avaliar volumes,
registrar o tempo e unificar padrões de negociação (dinheiro) como
medidas-padrão.
CONTEÚDOS:
- Recursos não convencionais
para medição: passos, palmo, barbantes, palitos, etc.
- Recursos convencionais:
metro, litro e quilo.
- Noções de conservação
(quantidades contínuas – massa e líquido)
- Noções de Mas: pesado/leve
- Noções de Grandeza: grande/pequeno, maior/menor, mesmo tamanho, curto/comprido, alto/baixo, grosso/fino, largo/estreito.
- HABILIDADES
- Utiliza o corpo ou objetos
como instrumento de medidas não convencionais.
- Percebe a utilização do litro, metro e quilo em produtos de uso cotidiano.
- Compara em situações propostas e espontâneas diferentes pesos, volumes, comprimentos e substâncias através de conceitos de oposição.
COMPETÊNCIAS:- Utiliza o corpo ou objetos
como instrumento de medidas não convencionais.
- Construção da noção de tempo a partir de vivências e atividades propostas.
CONTEÚDOS:- Noção de tempo
- Sequência temporal
(antes/depois, início/final, início/meio/fim)
- Sequência causal
(causa/efeito)
- Noção de duração
- Instrumentos para marcação
do tempo
HABILIDADES:- Noção de tempo
- Percebe que as atividades.
- desenvolvidas, por si e seus colegas, ocorrem num determinado tempo e que apresentam uma duração.
- Entende que existe um tempo próprio (mais lento, mais rápido) vivido por cada pessoa (noção de duração).
- Percebe diferentes registros de tempo utilizados em sala de aula (calendário, relógio, etc)
- Identifica a própria idade e a dos colegas.
· Vivencia a partir de situações reais os conceitos de: antes/depois, cedo/tarde, ontem/hoje, amanhã/, novo/velho, etc.
- COMPETÊNCIAS:
- Reconhecimento de cédulas e moedas utilizadas
no país.
- Percepção da necessidade da medida monetária
nas situações de “trocas” vivenciadas em sala e no seu dia-a-dia.
CONTEÚDOS· Sistema monetárioHABILIDADES:- Percebe a “troca” entre dinheiro e mercadoria
através da representação de ações de compra e venda.
COMPETÊNCIAS:· Percepção das relações espaciais entre o próprio corpo e os objetivos entre si, em situações ligadas ao movimento. - Reconhecimento de cédulas e moedas utilizadas
no país.
- CONTEÚDOS
- Noção de Espaço
- Noções de Posição: dentro/fora, ao lado de/na
frente de/atrás de, em cima/embaixo, entre, perto/longe, abaixo/acima,
primeiro/último.
- Noções de Direção e Sentido: para cima/para
baixo.
- Espaços internos, externos e fronteiras.
- Figuras planas.
- Sólidos geométricos
Relação espacial contida nos objetos e entre os objetos. - Noção de Espaço
- HABILIDADES:
- Explora as noções espaciais em relação ao
próprio corpo e aos objetos entre si.
- Identifica nas atividades propostas
(brincadeiras, problemas, recreação, etc) os espaços externos, internos e
as fronteiras; limites, retas, curvas, formas fechadas e abertas.
- Estabelece comparações entre objetos do espaço
físico e objetos geométricos.
- Explora as noções espaciais em relação ao
próprio corpo e aos objetos entre si.
Nenhum comentário:
Postar um comentário