quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

...EIXO - MATEMÁTICA

COMPETÊNCIAS:

·         Identificação dos atributos, através de experiências físicas, de diferentes materiais.
    CONTEÚDOS:
Ações perceptivas e os atributos dos materiais – Conhecimento físico
·         Auditivas: som
  • Olfativas e gustativas: odores e sabores
  • Táteis: forma, tamanho, espessura, textura, peso, consistência e temperatura.
  • Visuais: Forma, cor, tamanho e espessura.                                                                   
HABILIDADES:
  • Explora diferentes materiais (próprio corpo, elementos da natureza, brinquedos, materiais de sucata, objetos escolares, etc) na descoberta dos atributos de cada um.
  • Registra suas descobertas utilizando os meios de que dispõe (desenho, colagem, etc).
COMPETÊNCIAS:

·         Utilização  de critérios próprios para agrupar elementos de acordo com uma ou mais semelhanças percebidas.
Ordenação dos elementos de uma classe, a partir de uma ou mais diferenças percebidas.
  • Percepção da importância do número/numeral no cotidiano, identificando sua utilização em diferentes contextos.
  • Utilização da contagem oral nas brincadeiras e situações cotidianas.
Utilização de diferentes estratégias de registro de quantificação de elementos de uma coleção.
CONTEÚDOS:

 Conhecimento lógico-matemático
·         Agrupamentos (classes) semelhante/diferente
·         Ordenações (séries).
  • Conceito de número (conhecimento lógico-matemático)
  • Numeral (conhecimento social)
  • Quantidade (mais/menos)
Associação número/numeral.
HABILIDADES:
  • Percebe relações de semelhança entre diferentes materiais utilizados como recursos.
  • Realiza agrupamentos entre elementos verbalizando os critérios “inventados”.
  • Introduz novos elementos às escolhas já feitas.
  • Percebe a relatividade de atributos (maior que, menor que, etc)mais leve que, mais pesado que, dos materiais na invenção de formas de ordená-los.
  • Insere um elemento à série já constituída.
  • Reconhece os diferentes usos dos numerais na vida cotidiana
  • Agrupa e faz a contagem dos elementos de diferentes formas: uso dos dedos, marcas, com objetos (palitos, contas, etc) e utilizando numerais (oralmente).
  • Relaciona objetos que se equivalem termo a termo (conservação das quantidades descontínuas).
  • Completa pequenas coleções para que fiquem com a mesma quantidade de elementos.
  • Identifica o numeral (algarismo) como uma forma de escrever a quantidade.
COMPETÊNCIAS:

  • Resolução de situações-problema, utilizando o raciocínio lógico-matemático.
  • Organização dos dados através de representações convencionais e não convencionais. 
  • CONTEÚDOS:      Conhecimento lógico-matemático – situações – problema
    • Noções de estatísticas
    • Tabelas
    • Gráficos de barras
    • Coleta de dados (votação)
    Pesquisas de opinião.
      HABILIDADES
  • Realiza ações (manuseio de materiais, dramatização, jogo, brincadeira, leitura de livro, etc) que “visualizem” as operações envolvidas e seus resultados.
  • Representa com desenhos as estratégias utilizadas para a resolução de uma situação proposta.

  • Representa com tabelas e gráficos os resultados dos dados coletados.
  • Realiza pesquisa de opinião, fazendo a totalização e percebendo a opinião “vencedor”.
COMPETÊNCIAS:

  • Utilização em situações cotidianas de sistemas de medida criados a partir de estratégias/recursos não convencionais.
  • Percepção das medidas convencionais (sociais) para pesar, medir comprimentos, avaliar volumes, registrar o tempo e unificar padrões de negociação (dinheiro) como medidas-padrão.
Participação em situações que estimulem associações, inversões, comparações e ações reversíveis na construção das noções de conservação.

CONTEÚDOS:

  • Recursos não convencionais para medição: passos, palmo, barbantes, palitos, etc.
  • Recursos convencionais: metro, litro e quilo.
  • Noções de conservação (quantidades contínuas – massa e líquido)
  • Noções de Mas: pesado/leve
  • Noções de Grandeza: grande/pequeno, maior/menor, mesmo tamanho, curto/comprido, alto/baixo, grosso/fino, largo/estreito.

  • HABILIDADES

    • Utiliza o corpo ou objetos como instrumento de medidas não convencionais.
    • Percebe a utilização do litro, metro e quilo em produtos de uso cotidiano.
    • Compara em situações propostas e espontâneas diferentes pesos, volumes, comprimentos e substâncias através de conceitos de oposição.
    COMPETÊNCIAS: 
    • Construção da noção de tempo a partir de vivências e atividades propostas.
    CONTEÚDOS: 
    • Noção de tempo

    • Sequência temporal (antes/depois, início/final, início/meio/fim)

    • Sequência causal (causa/efeito)

    • Noção de duração

    • Instrumentos para marcação do tempo

     HABILIDADES:

  • Percebe que as atividades.
  •  desenvolvidas, por si e seus colegas, ocorrem num determinado tempo e que apresentam uma duração.
  • Entende que existe um tempo próprio (mais lento, mais rápido) vivido por cada pessoa (noção de duração).
  • Percebe diferentes registros de tempo utilizados em sala de aula (calendário, relógio, etc)
  • Identifica a própria idade e a dos colegas.
    ·   Vivencia a partir de situações reais os conceitos de: antes/depois, cedo/tarde, ontem/hoje, amanhã/, novo/velho, etc.
  • COMPETÊNCIAS:

    • Reconhecimento de cédulas e moedas utilizadas no país.
    • Percepção da necessidade da medida monetária nas situações de “trocas” vivenciadas em sala e no seu dia-a-dia.
     CONTEÚDOS
    ·         Sistema monetário

      HABILIDADES:

    • Percebe a “troca” entre dinheiro e mercadoria através da representação de ações de compra e venda.
    Identifica a medida monetária padrão utilizada  no país através da experiência pessoal com dinheiro e da observação de cédulas e moedas.

     COMPETÊNCIAS:

    ·       Percepção das relações espaciais entre o próprio corpo e os objetivos  entre si, em situações ligadas ao movimento.

  • CONTEÚDOS

    • Noção de Espaço
    • Noções de Posição: dentro/fora, ao lado de/na frente de/atrás de, em cima/embaixo, entre, perto/longe, abaixo/acima, primeiro/último.
    • Noções de Direção e Sentido: para cima/para baixo.
    • Espaços internos, externos e fronteiras.
    • Figuras planas.
    • Sólidos geométricos
    Relação espacial contida nos objetos e entre os objetos.

  • HABILIDADES:


    • Explora as noções espaciais em relação ao próprio corpo e aos objetos entre si.
    • Identifica nas atividades propostas (brincadeiras, problemas, recreação, etc) os espaços externos, internos e as fronteiras; limites, retas, curvas, formas fechadas e abertas.
    • Estabelece comparações entre objetos do espaço físico e objetos geométricos.
    • Percebe que as dobraduras em papel (origami) modificam o espaço bidimensional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário