sábado, 16 de fevereiro de 2019

SUGESTÃO DE PLANO DE AULA PARA 1º ANO EF



PLANO DE AULA 
Professora:
Escola:
Data:
Público Alvo: 1º ano
Tema: Ovo, alimento saudável.
COMPONENTES CURRICULARES: Língua Portuguesa e Matemática
LÍNGUA PORTUGUESA:
PRÁTICAS DE LINGUAGEM: LEITURA (escuta compartilhada e autônoma):
Ø  OBJETOS DE CONHECIMENTO             Protocolos de leitura. Decodificação. Fluência de leitura. Formação de leitor.
·         Habilidade – (EF01LP01) – Reconhecer que todos os textos são lidos e escritos                    da esquerda para direita e de cima para baixo da página.
·                                 (EF12LP02) – Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente por memorização.
MATEMÁTICA:
UNIDADES TEMÁTICAS: Números
Ø  OBJETOS DE CONHECIMENTO: Reconhecimento de número no contexto diário, indicação de quantidades, ordem ou de código para organização de informações.
·         Habilidade – (EF01MA22) Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis de seu interesse e universo de até 30 elementos e organizar dados por meio de representações pessoais.
DESENVOLVIMENTO: - Levar para sala de aula um cartaz escrito com letra de imprensa maiúscula (bastão) da parlenda, Galinha do vizinho.
A GALINHA DO VIZINHO
BOTA OVO AMARELINHO
BOTA 1
BOTA 2.... aproveite e cole figuras ou desenhe a quantidade de ovos demonstrada na parlenda.
Importante que o professor leia a parlenda várias vezes com auxílio de uma régua para direcionar a leitura, sendo da esquerda para direita e de cima para baixo. Faça a leitura em voz alta quantas vezes achar necessário. Na sequência entregue uma cópia para cada criança e peça que elas acompanhem a leitura apontando com o dedo indicador. Enquanto isto a professora percorre a sala e observa se todas as crianças estão fazendo a leitura de cima para baixo e da esquerda para direita. Se perceber dúvidas é interessante que o professor passe de mesa em mesa e acompanhe a leitura individual das crianças. Peça que elas identifiquem os números e circule todos da parlenda. Desenhem de acordo com o número indicado e pintem os ovos da cor que desejarem. É o tempo que a professora terá para avaliar o aprendizado das crianças, quanto ao direcionamento da leitura. Quando o professor pede para ler o texto elas leem por memorização porque é uma parlenda conhecida. Algumas palavras elas vão reconhecer como:  OVO, BOTA, GALINHA.
Na sequência pergunta quem gosta de ovo, na sala, e conversar sobre os benefícios do ovo para a saúde. Pode fazer perguntas como: Quem gosta de ovo? Como gostam de comer ovos?  Quem prefere cozido, frito? Quem gosta de ovo com gema mole, dura? Onde mais o ovo pode ser utilizado? Vão lembrar de bolos, broas, biscoitos, pães, etc. Com esta pesquisa a professora faz um gráfico no quadro para ser analisado pelas crianças. Elas poderão reproduzir o quadro no caderno conforme entendimento delas. Peça para pintar de verde onde tem menos crianças que gostam de ovos, de vermelho onde tem mais crianças que gostam de ovo frito.
                     8
                     7
                     6
                     5
                     4
                     3
                     2
                     1
                               Ovo frito         ovo cozido              não gosta
Um exemplo de gráfico para construir com as crianças no quadro. A coluna vertical coloca a quantidade de alunos e a horizontal o objeto de estudo que é o ovo.
AVALIAÇÃO: Observar se todas as crianças conseguiram apropriar das habilidades propostas de leitura e de matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário