quinta-feira, 31 de janeiro de 2019


PLANO DE AULA

TEMA: - SOMOS TODOS DIFERENTES
PROFESSORA:
ESCOAL:
DATA: 


CAMPO DE EXPERIÊNCIA: Eu, o outro e o nós.
OBJETIVO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: (CEIO3E005) – Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos com as quais convive).

PÚBLICO ALVO:  Crianças de 4 anos.

PROCEDIMENTO OU DESENVOVIMENTO:
ACOLHIDA DAS CRIANÇAS: Música de saudação recebendo as crianças com carinho e alegria. Trabalhar os cartazes obrigatórios.
RODINHA ROTINA: - Trabalhar as canções do cotidiano para organizar a rodinha.
- Lembrar os combinados da roda.
- Organizar com as crianças a rotina do dia.
·       CHEGADA
·       RODINHA – Ler uma história
·       ATIVIDADE
·       LAVAR AS MÃOS, MERENDAR E RECREIO.
·       REPOUSAR – Se preferir pode usar este tempo para ler história.
·       ATIVIDADE
·       AVALIAÇÕA E PREPARAR PARA SAIDA.
RODINHA – entregar uma folha de papel crafte para cada criança e organizá-las de duas a duas, sendo que, uma fica em pé e a outra deitada. A criança que fica em pé irá fazer o contorno do corpo da outra e vice-versa. Com ajuda da professora recorte o contorno formando a silhueta do corpo. Em seguida deixe que as crianças desenhem o rostinho, partes do corpo como ela se percebem. Dependendo do tempo gasto para esta atividade, já chegou a hora da merenda. Momento de solicitar ajuda das crianças para organização da sala com uma música que estimule esta ação.
LAVAR AS MÃOS, MERENDAR E RECREIO – Cantar a música para lavar as mãos e lanchar.
HORA DO LANCHE: Fazer a oração de agradecimento. Ótima hora da professora observar a postura das crianças e ensinar como comportar numa mesa de refeição, além de observar as crianças que apresentam maior dificuldade de fazer esta ação com autonomia. Ao terminarem de merendar ensinar guardar os seus pertences.
RECREIO – Conversa prévia sobre o comportamento no recreio.
REPOUSO – Ao retornarem para sala de aula reserve alguns minutos para acalmarem e descansarem no colchonete ou numa colcha, tapete, etc. Poderá aproveitar o tempo para ler uma história ou parte dela.
ATIVIDADE – Retomar as silhuetas feitas no primeiro momento, colocá-las no chão ou colar numa parede enfileiradas. As crianças podem observar as diferenças a partir do tamanho, largura, como cada uma se auto desenhou ou, quem não terminou terá este tempo para concretizar a atividade. Também podem contar quantos estão afixados na parede, se correspondem com a quantidade de alunos na sala, quem é o maior, o menor, o mais largo, estreito, conferir com o cartaz se a quantidade de silhuetas se corresponde ao número de crianças da turma.
Na sequência entregar uma folha A4 ou A3 para cada uma e pedir que reproduzam a silhueta, façam as roupinhas, cabelos, do jeito que elas estão vendo. Cole o desenho ao lado da silhueta correspondente e observe com as crianças as diferenças de cada uma, as características do corpo e fale da importância de respeitar os outros com suas diferenças.
AVALIAÇÃO: Na avaliação a professora poderá perguntar o que as crianças concluíram e averiguar se elas entenderam o quanto somos todos diferentes, porém dignos de respeito e que não se faz com os outros o que não gostamos que façam conosco.

PREPARAR PARA SAÍDA:
MÚSICA – Já terminou a nossa aula.
Pra minha casa bem contente vou voltar
Pego a mochila e meus pertences já terminou nossa brincadeira
Eu vou me embora, vou embora. Vou para casa descansar agora. Até amanhã minha escola, não se esqueça de mim, minha escola.

Fátima Gonçalves de Souza Costa
29/01/2019 – Manhuaçu - MG

2 comentários: