PLANO DE AULA
TEMA: - SOMOS TODOS DIFERENTES
PROFESSORA:
ESCOAL:
DATA:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: Eu, o outro e o nós.
OBJETIVO DE
APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: (CEIO3E005) –
Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as
características dos outros (crianças e adultos com as quais convive).
PÚBLICO ALVO: Crianças de 4 anos.
PROCEDIMENTO
OU DESENVOVIMENTO:
ACOLHIDA DAS CRIANÇAS: Música de saudação recebendo as crianças com carinho
e alegria. Trabalhar os cartazes obrigatórios.
RODINHA ROTINA: - Trabalhar as canções do cotidiano para organizar a rodinha.
- Lembrar os combinados da roda.
- Organizar com as crianças a rotina do dia.
·
CHEGADA
·
RODINHA – Ler uma história
·
ATIVIDADE
·
LAVAR AS MÃOS, MERENDAR E RECREIO.
·
REPOUSAR – Se preferir pode usar este tempo para ler história.
·
ATIVIDADE
·
AVALIAÇÕA E PREPARAR PARA SAIDA.
RODINHA – entregar uma folha de papel crafte para cada criança e
organizá-las de duas a duas, sendo que, uma fica em pé e a outra deitada. A
criança que fica em pé irá fazer o contorno do corpo da outra e vice-versa. Com
ajuda da professora recorte o contorno formando a silhueta do corpo. Em seguida
deixe que as crianças desenhem o rostinho, partes do corpo como ela se
percebem. Dependendo do tempo gasto para esta atividade, já chegou a hora da
merenda. Momento de solicitar ajuda das crianças para organização da sala com
uma música que estimule esta ação.
LAVAR AS MÃOS, MERENDAR E RECREIO – Cantar a música para lavar as mãos
e lanchar.
HORA DO LANCHE: Fazer a oração de agradecimento. Ótima hora da professora
observar a postura das crianças e ensinar como comportar numa mesa de refeição,
além de observar as crianças que apresentam maior dificuldade de fazer esta
ação com autonomia. Ao terminarem de merendar ensinar guardar os seus pertences.
RECREIO – Conversa prévia sobre o comportamento no recreio.
REPOUSO – Ao retornarem para sala de aula reserve alguns minutos
para acalmarem e descansarem no colchonete ou numa colcha, tapete, etc. Poderá
aproveitar o tempo para ler uma história ou parte dela.
ATIVIDADE – Retomar as silhuetas feitas no primeiro momento, colocá-las
no chão ou colar numa parede enfileiradas. As crianças podem observar as
diferenças a partir do tamanho, largura, como cada uma se auto desenhou ou,
quem não terminou terá este tempo para concretizar a atividade. Também podem
contar quantos estão afixados na parede, se correspondem com a quantidade de
alunos na sala, quem é o maior, o menor, o mais largo, estreito, conferir com o
cartaz se a quantidade de silhuetas se corresponde ao número de crianças da
turma.
Na sequência entregar uma folha A4 ou A3 para cada uma e
pedir que reproduzam a silhueta, façam as roupinhas, cabelos, do jeito que elas
estão vendo. Cole o desenho ao lado da silhueta correspondente e observe com as
crianças as diferenças de cada uma, as características do corpo e fale da importância
de respeitar os outros com suas diferenças.
AVALIAÇÃO: Na avaliação a professora poderá perguntar o que as
crianças concluíram e averiguar se elas entenderam o quanto somos todos
diferentes, porém dignos de respeito e que não se faz com os outros o que não
gostamos que façam conosco.
PREPARAR PARA SAÍDA:
MÚSICA – Já terminou a nossa aula.
Pra minha casa bem contente vou voltar
Pego a mochila e meus pertences já terminou nossa brincadeira
Eu vou me embora, vou embora. Vou para casa descansar agora.
Até amanhã minha escola, não se esqueça de mim, minha escola.
Fátima Gonçalves de Souza Costa
29/01/2019 – Manhuaçu - MG
Parabénsssss!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirÓtimo obrigada ☺️
ResponderExcluir